logo e menu_preto.png

Complexo Esportivo Fiúza

localização

Viamão/RS

ano

2018

área construida

7 ha

A localização estratégica de Viamão entre a capital, Porto Alegre, e o litoral, enseja uma série de potencialidades ainda pouco exploradas, capazes de inserir a cidade definitivamente na lista das mais importantes do Estado. Ainda que tenha relevância histórica no processo de formação do Estado, possua a sétima maior população, e seja o município com maior extensão territorial na RMPA, todas estas qualidades acabam não se refletindo nos indicadores de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE), Desenvolvimento Humano (IDH) e no PIB municipal.

Assim, a implantação do Complexo Esportivo Fiúza vem preencher parte desta lacuna, com a criação de um grande espaço público capaz de alavancar o desenvolvimento sócio-econômico a partir da atividade esportiva e social. Para tanto, este novo equipamento deve transparecer este ideal em seu caráter, ou seja, ter respeito com as condições locais ao mesmo tempo em que aspira tornar-se uma referência regional.

A proposta foi desenvolvida neste sentido, uma implantação cuidadosa em relação às pré-existências naturais e físicas, buscando estabelecer relações com a malha e o entorno urbano. A própria organização do complexo acaba por priorizar um espaço de fácil leitura e identificação das atividades e dos equipamentos, gerando lugares que possibilitam encontros e interações sociais de sua população.

O programa foi organizado em torno do Estádio Olímpico, local para atividades de atletismo e futebol de campo. Compõe o conjunto um campo de futebol para treinamentos, arena multiuso, ginásio paraolímpico, quadras de esporte de areia, edifício-garagem, edifício administrativo e espaços abertos para eventos e atividades sociais.


projeto de arquitetura e urbanismo

VRP Arquitetura

status

Concluído (1º Prêmio)