logo e menu_preto.png

Linha Farroupilha

localização

Piratini/RS

ano

2012

área construida

2640 m²

O projeto desenvolveu ações de valorização do patrimônio histórico-arquitetônico na cidade de Piratini, que foi a primeira capital da República Riograndense durante o período conhecido como Revolução Farroupilha (1835-1935). A cidade possui um rico patrimônio reconhecido em nível federal com três edificações tombadas, em nível estadual com 15 edificações tombadas e em nível municipal com 33 tombamentos. Visando instrumentalizar e qualificar a visitação turística na cidade foi implantado um percurso de 880 metros assinalado com 113 peças de bronze no passeio interligando 25 atrativos – prédios e locais – relacionados diretamente com este período histórico. Em frente de cada prédio a peça de bronze recebe um anel extra com o nome do atrativo assim como uma placa com informações históricas sobre a edificação é afixada em sua fachada. Nas extremidades do percurso foram instalados painéis interpretativos com o mapa do percurso e informações turísticas.


Em conjunto com a formatação do trajeto foi publicado um livro que serve como um Manual para o morador do Centro Histórico de Piratini ter conhecimento do contexto histórico do seu território e da arquitetura da cidade, além de Recomendações de Preservação, Legislação de Proteção e um mapa com a localização dos bens protegidos, além de um glossário dos elementos arquitetônicos.


Ainda houveram paralelamente outras ações de valorização do patrimônio histórico, como a elaboração de uma cartilha de educação patrimonial a ser utilizada na série iniciais do Ensino Fundamental, a restauração do Museu Histórico Farroupilha de Piratini, a realização de um curso de qualificação para a rede hoteleira e gastronômica, e a criação de um site do projeto.


projeto urbano

VRP Arquitetura e Tangram Arquitetura

status

Projeto executado