logo e menu_preto.png

Paço Municipal de Hortolândia

localização

Hortolândia/SP

ano

2006

área construida

-

A proposta para o concurso do novo Paço Municipal de Hortolândia teve com principal premissa a celebração da democracia, através da criação de um espaço que contemple o cidadão nas suas atividades culturais e institucionais, tornando-se uma referência e um centro de convívio para a cidade. A organização do conjunto parte da busca de uma definição dos alinhamentos urbanos para uma zona ainda em formação, do equilíbrio entre os três poderes e do aproveitamento do terreno em declive.

Através de relações de alinhamentos, propões um grande espaço público contínuo, em patamares, que acaba por organizar todo o conjunto. A edificação da Prefeitura é implantada ao fundo do lote, enquadrando os prédios do Fórum e da Câmara, alinhados junto à principal via. Esta disposição acaba por configurar virtualmente a figura geométrica de um triângulo, entre as edificações, como forma de simbolizar o equilíbrio necessário entre os três poderes. Já as edificações do teatro e da biblioteca são locadas ao final do eixo, conformando um espaço mais reservado e de articulação das edificações institucionais.

A edificação da Prefeitura configura-se como uma barra de cinco pavimentos de forma a regular as alturas máximas das demais edificações, Sua fachada com tratamento homogêneo acaba por estabelecer um pano de fundo as edificações com formas diferenciadas  (Fórum e Plenário da Câmara), buscado estabelecer a harmonia entre as formas rígidas e mais livres no conjunto.

A edificação do Fórum buscou destituir a imagem de austeridade e classicismo convencional adotada para este tipo de edificação através da adoção da idéia de grande pavilhão delimitado pela cobertura, envolvendo um volume interno que abriga as funções estritamente forenses. Já o prédio da Câmara de Vereadores parte da premissa de atribuir um caráter aberto da edificação, de forma a constituir um espaço fluído e dinâmico de continuação e integração do espaço aberto.


projeto de arquitetura e urbanismo

Arq. Msc. Rodrigo Poltosi, Arq. MSc.Rafael Brener da Rosa, Arq. Marco Schmidt, Acad. Arq. Pablo Morales, Acad. Arq. Paola Escuder e Acad. Arq. Vanessa Zechin.

status

Concluído (Menção Honrosa)