logo e menu_preto.png

Valorização da Paisagem Urbana de Santa Tereza

localização

Santa Tereza/RS

ano

2004

área construida

-

O projeto de qualificação da paisagem urbana da pequena cidade localizada na região da serra do Rio Grande do Sul partiu da identificação de seis pontos de intervenção que foram integrados por um desenho urbano que lhes conferiu identidade e unidade visual, ao mesmo tempo em que foram reconhecidas as peculiaridades de cada um dos locais. Os pontos de intervenção foram:

(i) implantação de um mirante que estabelece o primeiro contato visual da cidade ainda da estrada RS-444.

(ii) Tratamento paisagístico e local para caminhadas junto a estrada de acesso a cidade, além da implantação de elemento vertical para estabelecer relação visual com o totem de acesso a área urbana.

(iii) A rótula de entrada da cidade e a Pinguela foram configuradas como hall de acesso a área urbana, sendo ainda sugerida a utilização  do prédio histórico da cooperativa para serviço de apoio a recepção de turistas.

(iv) A Praça Maximiliano Cremonese, coração da cidade, foi remodelada visando a valorização do campanário, com a criação de uma esplanada para múltiplas atividades públicas (remetendo às praças secas italianas) que se integra ao  belvedere situado no lado oposto da avenida Itália. Ainda foram propostos espaços de estar e um parque infantil.

(v) O conjunto formado pelo parque e o Camping Municipal, localizado às margens do Rio Taquari, conformam o principal atrativo ambiental da cidade, tendo vocação para a prática esportiva e de lazer.

(vi) A Av. Itália, principal da cidade foi qualificada com alargamento dos passeios e  com a criação de recantos para a valorização e contemplação das edificações de maior importância histórica e arquitetônica. Ainda foi proposta a implantação de mobiliário urbano e readequação da infraestrutura urbana (drenagem, rede de energia e iluminação pública).


projeto de arquitetura e urbanismo

Arq. Rodrigo Poltosi, Arq. Vlademir Roman, Arq. Michel Heberle, Arq. Betina Endter e Arq, Leandro Degani

status

Concluído (2º Prêmio)